sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL

CARNAVAL

Promessa de caça aos ``paredões``

A Prefeitura de Fortaleza garante rigor no controle da poluição sonora no Carnaval. Os ``paredões`` - caixas sonoras geralmente colocadas nos carros - serão alvo de maior fiscalização a partir de sábado

Diego Lage
``Os paredões de som estão banidos do Carnaval. Ninguém tem permissão para infernizar a vida das pessoas``. O alerta foi dado, na manhã de ontem, pelo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Deodato Ramalho. Uma operação em conjunto com a Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) foi montada para evitar que a poluição sonora atrapalhe as festividades na Capital.
O anúncio foi feito na entrevista coletiva para apresentar os detalhes da Operação Carnaval, na sede da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), envolvendo mais de 10 órgãos públicos municipais e estaduais. O trabalho tem início no sábado e termina na terça-feira.
De acordo com Deodato Ramalho, somente no último fim de semana foram apreendidos 19 paredões de som. Antes, ele lembra, cerca de 15veículos eram tirados de circulação nas proximidades de festas de Pré-Carnaval. O trabalho é feito por fiscais de Controle Urbano e policiais militares da CPMA. A fiscalização será na avenida Domingos Olímpio e nos seis polos das festas nos bairros.
Outro ponto anunciado na coletiva foi a proibição de venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro. O disciplinamento cabe à Secretaria Executiva Regional (SER) da área. O órgão também tem a tarefa de coibir a instalação de comércio ambulante sem cadastro para a festa.
Na avenida Domingos Olímpio estão programados os desfiles de escolas de samba, blocos de sujos, afoxés, cordões e cortejos de maracatus. A festa começa no domingo e se encerra na terça-feira. As arquibancadas montadas têm 400 metros de extensão e, conforme a Secultfor, capacidade para cinco mil pessoas.
Há ainda festas em seis polos nos bairros Praia de Iracema, Centro, Benfica eMessejana. A programação é diferente para cada ponto, com início no sábado e se prolongando até terça-feira.

Segurança
A Guarda Municipal vai mobilizar 508 homens para a operação. De acordo com o órgão, o efetivo será distribuído em todos os polos. Somente na Domingos Olímpio a escala prevê 156 guardas. Dez viaturas e oito motos serão empregas no trabalho.
Já a Polícia Militar alerta que o contingente da Capital será reforçado. O chefe da 5ª Seção do Estado Maior Geral, major Marcus Costa, explica que o efetivo normal da cidade é de 1,4 mil homens. Durante a folia haverá mais 763 policiais, tirados de funções burocráticas por exemplo.

Reforço na estrutura

O serviço de transporte público também será intensificado durante o Carnaval. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), há 18 linhas com destino à avenida Domingos Olímpio e 19 para a Praia de Iracema.
Já a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) deixará 84 agentes de trânsito diariamente em serviço. O órgão promete ainda empregar 36 viaturas e 60 motos. Os agentes devem ficar na Domingos Olímpio a partir de 14 horas, montando uma série de bloqueios para dar segurança à festa.
Na avenida Domingos Olímpio também está previsto um reforço na iluminação. Serão instalados 200 projetores - os outros polos também ganham o benefício. O Pelotão de Salvamento Aquático (PSA) da Guarda vai disponi bilizar 30 guardas-vidas para os dias de festa nas praias. (DL)

Diário - Fortaleza, 10 de fevereiro de 2010 - Caderno: Política Coluna: Pág.3
Enviado por: Sabrina Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário