sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A SUSTENTAÇÃO DO PLANETA

A SUSTENTAÇÃO DO PLANETA
Compartilho o texto complemnetar do Seminário Litúrgico-Catequético Nº 11,
publicado no dia 28/02/2010:

"A questão econômica está diretamente relacionada com o problema do meio ambiente e da vida do planeta, uma vez que a economia encontra a sua principal fonte na produção de bens e, por isso, na exploração dos recursos naturais. O filósofo inglês Francis Bacon afirmou que a natureza deveria ser explorada em proveito dos interesses humanos. A partir daí, teve início uma exploração descontrolada e desenfreada dos recursos naturais. Como consequência disso, muitos recursos naturais estão à beira do esgotamento, muitas espécies vivas, tanto animais como vegetais, deixaram de existir e outras tantas estão correndo risco de extinção. O nosso planeta já não tem condições de sustentar o padrão de vida atual, principalmente dos países desenvolvidos da América do Norte e da Europa.
Por isso, enfrentamos problemas gigantescos, como o aquecimento global e as mudanças climáticas, que põem em risco a continuidade da vida no planeta (esse assunto será o tema da Campanha da Fraternidade de 2011). Também devemos levar em conta a poluição, sempre mais volumosa: a poluição do ar, visual, sonora, das águas dos rios, lagos, oceanos e até mesmo de lençóis subterrâneos de grande profundidade. Tudo isso faz que ameaças à vida cresçam cada vez mais.

A principal causa dessa situação é a exploração econômica que deposita no financeiro a finalidade de tudo, sem levar em consideração as consequências de suas ações. Devemos refletir nossa postura diante do sistema econômico atual e sobre suas consequências para o meio ambiente. Mais do que nunca, a necessidade de desenvolvimento sustentável torna-se questão inadiável e exige nova atitude do ser humano com relação ao mundo, de modo que o critério fundamental seja a vida e não o lucro desenfreado."

Pe. José Adalberto Vanzella
Secretário-executivo da Campanha da Fraternidade (CF)
Enviado por: Márcia Marino

Nenhum comentário:

Postar um comentário