segunda-feira, 23 de agosto de 2010

JUSTIÇA CONDENA PECUARISTA SERGIPANO POR CRIME AMBIENTAL

Justiça condena pecuarista sergipano por crime ambiental
Da Redação - 22/08/10 - 21:30


O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) obteve a condenação do pecuarista sergipano José Edivan Amorim por crime ambiental. Ele foi denunciado, há cinco anos, pela procuradora da República Niedja Kaspary, por desmatar 295 hectares de mata atlântica, entre os municípios alagoanos de Porto Real do Colégio e São Brás. Pelo mesmo crime, também foi condenado o administrador da fazenda Hernani Santos Silva. Desta decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Federal.
Conforme a decisão do juiz federal Rosmar Rodrigues, da 8ª Vara Federal de Arapiraca, ambos deverão cumprir penas de detenção de quatro anos e oito meses, pelos crimes ambientais, e ainda de reclusão de um ano e seis meses, por terem obstruído o trabalho de fiscalização dos órgãos ambientais, além de pagar multa, segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Meio cruel

À época da denúncia, a representante do MPF/AL sustentou, com base em provas colhidas durante todo o procedimento investigatório, que Amorim devastou a área para criar gado, provocando grave dano ambiental. Segundo ela, o método utilizado, o chamado correntão, provocou a retirada das raízes e restos de troncos, causando desmatamento praticamente integral, e de forma exaustiva no local, impedindo ainda a regeneração das árvores cortadas.
Outro agravante, apontado ainda na denúncia do MPF, é o fato de que o crime fora cometido em área inserida em terra indígena, e, portanto, fonte de sobrevivência para a comunidade Kariri-Xocó. Mesmo tendo sua atividade embargada por fiscalizações ambientais, o pecuarista continuou desmatando a área, ignorando a ação do poder público. Com informações do MPF.
Fonte: http://www.observatorioeco.com.br/index.php/justica-condena-pecuarista-sergipano-por-crime-ambiental/

2 comentários:

  1. Profª. Mary,
    Hoje fiz uma primeira visita ao seu blog e, regressarei outras vezes para leitura dos arquivos que estão disponibilizados. Parabéns! A "mãe natureza" será eternamente grata pelo seu desempenho e dos seus colaboradores. Eu, particularmente, agradeço a Deus todos os dias ao levantar por me permitir apreciar a beleza esplendorosa da natureza: o canto dos pássaros, o firmamento, o brilho do sol, a brisa dos ventos e tantas outras maravilhas que permeiam os nossos sentidos, que são inúmeras...

    ResponderExcluir
  2. Olá Laurizete!
    Obrigada pela sua atenção. Fico feliz em conhecer uma pessoa como você, maravilhosa e que ama a vida e a natureza. Sei que posso contar com você nesta caminhada em defesa do meio ambiente.
    EcoAbraço.

    Profa. Mary Andrade

    ResponderExcluir