domingo, 28 de março de 2010

ENERGIA LIMPA

ENERGIA LIMPA

O Povo - Fortaleza, 26 de março de 2010 [UTF-8?]– Caderno: Economia Coluna: Pág.32
Energia limpa
Ceará terá maior usina solar da América Latina. A usina de energia solar de Tauá será oficialmente lançada hoje, na Região dos Inhamuns, com a presença do governador Cid Gomes. O investimento inicial realizado pela MPX é de R$ 12 milhões e a Semace já aprovou todas as licenças ambientais Carlos Henrique Coelho. A primeira usina de energia solar do Ceará, com porte de maior da América Latina, tem seu projeto lançado hoje, em Tauá, na região dos Inhamuns. No local, executivos da MPX Solar, empresa responsável pelo empreendimento, ao lado do governador Cid Gomes, participam de uma solenidade, às 18 horas.
O início das obras está previsto para abril e deve terminar em dezembro. No primeiro momento, a usina deverá gerar 1 megawatt (MW) de energia, ao custo de R$ 12 milhões. Em uma segunda etapa, a geração pode chegar a 5 MW, já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e se a força do sol ajudar, a produção poderá atingir até 50 MW.
De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) todos os critérios ambientais estabelecidos até agora foram cumpridos pela MPX. ``Fizemos estudos de impacto para serem apresentados ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). Até agora está tudo em ordem``, garantiu a superintendente da Semace, Maria Lucia Teixeira.
A primeira licença obtida pela MPX foi a chamada prévia, que é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento e aprova sua localização e concepção, atesta a viabilidade ambiental e estabelece os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação. Esta licença ainda não autoriza a execução da obra.

Instalação
No último dia 16 de março, a empresa adquiriu a Licença de Instalação, que autorizou o início da construção do empreendimento de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos executivos aprovados. É nesta etapa que está o andamento da usina de Tauá.
No fim das obras, o que deve ocorrer em dezembro, a Semace fará uma varredura completa nas instalações da usina para, aí sim, outorgar a última e decisiva liberação. A Licença de Operação, que permitirá o funcionamento da usina de Tauá.
Maria Lucia Teixeira acredita que não devam ocorrer problemas, mas garante que a fiscalizaçãoserá intensa. Ela acredita que haverá sim impacto com a chegada da usina solar, mas no tocante ao dia-a-dia da população. ``Vai mudar a vida do povo. Eles não estão acostumados a agitação e, com certeza, o novo empreendimento vai trazer novos investimentos, maior trânsito de pessoas e aumento considerável na economia local``, avalia.

A mudança na rotina do município será boa de acordo com Lúcia. ``Tauá está dentro da caatinga e esta é uma boa maneira de levar a independência do local perante aos longos períodos de secas.``

Diário - Fortaleza, 26 de março de 2010 - Caderno: Negócios Coluna: Pág.1
FONTE PARA O FUTURO
Enviada por: Sabrina Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário