quinta-feira, 26 de novembro de 2009

É PRECISO TER SENSIBILIDADE PARA LIDAR COM O MEIO AMBIENTE

É preciso ter sensibilidade para lidar com o meio ambiente



Goretti Ramos.

As questões ambientais crescem a cada dia. E fico refletindo sobre tudo o que está acontecendo no mundo. A COP-15 tem gerado muitas expectativas pertinentes ao futuro do planeta e eu já afirmei isso anteriormente aqui no Blog.
Porém, um aspecto essencial deve estar intrínsecamente ligado ao militante na seara ambiental: a sensibilidade. Essa característica tão peculiar ao meio ambiente deve acompanhar também seu seguidor. Digo-lhes isto, estimados leitores, pois preocupo-me com o real futuro que nos espera. Fala-se diuturnamente na temática ambiental e essa questão, agora, faz parte de nosso cotidiano. Já não estamos mais no “jardim de infância” no tocante aos desastres ambientais que nos circundam. Agora, é gritante a necessidade de nos engajarmos nas boas causas ambientais, repito-lhes, nas boas causas ambientais. E engajar-se nestas causas significa renegar toda a ganância que circunda nossas mentes. Não podemos fazer propaganda enganosa de nós mesmos… Ou você é a favor do meio ambiente, ou não é. Não dá mais para ficar em cima do muro. Acredito que ninguém poderá tirar algum proveito financeiro dessa situação ambiental calamitosa em que vivemos.Somente lições de vida, essas sim, importarão.
A Sustentabilidade e o Consumismo travam todos os dias um belo duelo, podemos falar assim… Mas, quem vencerá essa luta? O Desenvolvimento Sustentável, sem dúvida. E esse desenvolvimento favorável à preservação ambiental dependerá de mãos humanas para tal ato, e mãos limpas, bem limpas, sem resquícios de um passado egoísta voltado ao TER acima do SER. Acima da preservação ambiental, tão premente em nossa sociedade.
E eu lhes pergunto: Que futuro vocês querem deixar em prol de seus filhos? Que mundo vocês deixarão aos seus amados? Essa herança, seja maldita ou bendita, somente dependerá de nossos esforços neste presente. Ah, e se você tiver a concepção de que esses danos ambientais não lhe alcançarão pois, daqui há alguns anos você já não estará neste Planeta, lamento informar a você que eles já nos alcançaram, sim. Basta olharmos os índices de desmatamento, os índices de poluição atmosférica, sonora, visual, etc, a contaminação dos mananciais, as doenças causadas por fatores ambientais e muito mais. O cardápio está se completando a cada dia.
Eu preciso de você, estimado leitor, para formarmos juntos as futuras gerações. Elas não existirão sem nosso esforço, sem nossas ações no presente, e não precisaremos aguardar 2020, 2030,2050. Agora, agora, já, precisamos nos unir nas pequenas ações que trarão grandes resultados no futuro. Não queiramos encher nossos espaços com diplomas, Títulos, enriquecer curriculums, se não partirmos para as ações concretas, aliando teoria à prática, não somente a acadêmica, mas, sobretudo a prática da vida, da solidariedade, da fraternidade, da doação e do AMOR e AMOR à natureza.
Lembrando aqui, para finalizar, algumas palavras parafraseadas do Arquiteto do Universo (meus apelidos de Deus) : Não acumulem apenas riquezas materiais, elas não sobreviverão ao tempo, as boas ações SIM, essas perdurarão por toda a eternidade, assim como eterna é a nossa Mãe Natureza, pois, se pensamos que nós a estamos destruindo… ingênuo engano… nós padeceremos… Ela sobreviverá, como tem sobrevivido, ainda que sofridamente, ao longo dos séculos.

Saudações ecológicas da Blogueira.

http://blig.ig.com.br/blogdagoretinha/
Enviado por: Goretti Ramos

Um comentário:

  1. Linda lição!!
    O profissional da área ambiental deve ter como lema a preservação do nosso planeta. Dinheiro será conseqüência de um trabalho bem feito.
    Boa sorte para todos!

    ResponderExcluir