quarta-feira, 12 de agosto de 2009

POLUIÇÃO SONORA - AVIÕES

POLUIÇÃO SONORA - AVIÕES


Aviões que pousam no Aeroporto Santos Dumont vão ter a rota alterada
Moradores dos bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Botafogo, Urca e Laranjeiras se queixam que o barulho das aeronaves, no momento do pouso, incomoda demais.
É com base nessas reclamações que o Instituto Estadual do Ambiente determinou a mudança na rota e proibiu também voos de madrugada. Hoje de manhã, os pousos no Santos Dumont foram feitos pela rota de chegada pelo Centro da cidade, que não passa em cima dos bairros da Zona Sul. Na decolagem, os aviões também viram à esquerda, antes da chegada ao Pão de Açúcar. Mas isto não aconteceu pela decisão do Instituto Estadual do Ambiente, mas por causa do vento. O problema é quando o vento vira e a rota para pouso passa pelos bairros da Zona Sul. Na aproximação, os aviões voam baixo. O aumento de vôos do Santos Dumont, o barulho e a reclamação aumentaram ainda mais, como já mostrou o RJTV. “A gente quer ficar dentro de casa assistindo televisão e se comunicar até com a própria família dentro de casa, fica bem complicado, porque o barulho é bem ensurdecedor”, diz um homem. Ontem, no fim da tarde, o Instituto Estadual de Ambiente anunciou que o Santos Dumont tem que ficar fechado, sem operações das 22h às 6h. Terá que ser feito também um estudo ambiental sobre o barulho provocado nos bairros da Zona Sul. Se a ordem não for obedecida, há uma ameaça de multa diária de R$ 250 mil. “Tanto o funcionamento à noite quanto à rota de aproximação número dois podem ser retomadas na medida em que ele apresente os estudos que foram solicitados. O que nós temos hoje não é o suficiente para, com tranqüilidade, autorizar essas duas situações. Nós vamos hoje comunicar a Infraero e a Anac também para que adote o mais rápido possível as providências para não utilizar a rota dois e limitar os voos até 22h”, afirma o presidente do Instituto Estadual do Ambiente Luis Firmino Martins Pereira. A decisão de usar a pista do Santos Dumont ou na direção da Zona Sul ou do Centro da cidade depende principalmente das condições do tempo, basicamente da direção do vento. E para não ter que fechar o aeroporto, cada vez que o vento obrigar a fazer pousos e decolagens, na direção da Zona Sul, o Departamento do Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica já estuda uma rota alternativa, que passaria em cima do Aterro do Flamengo e faria uma curva mais fechada em direção à pista do Santos Dumont. A Infraero informou que até agora não foi notificada oficialmente da decisão do Instituto Estadual do Ambiente. A empresa disse que ficou surpresa com a notícia já que em abril deste ano se reuniu com vários órgãos ambientais para discutir o assunto. Segundo a Infraero, havia uma negociação sendo feita e a empresa estava definindo os ajustes necessários para o processo de licenciamento do aeroporto. A Infraero disse também que, assim que for notificada, vai analisar judicialmente a questão. A Agência Nacional de Aviação Civil disse que soube da decisão do instituto e vai se reunir com as companhias aéreas para verificar quais os voos que deverão ter as rotas alteradas.

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