segunda-feira, 9 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – PARABÉNS

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – PARABÉNS

É com grande satisfação e alegria que socializo este texto que recebi de um aluno e amigo. José Carlos, muito obrigada pela consideração e amizade.

Professora Mary,

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, isso é da sabença geral. Porém, é preciso dentro de uma análise retrospectiva buscar entender o real motivo da comemoração desta data. Não é uma data que se destina a fins comerciais para movimentar a atividade empresarial.
Existe um fato histórico que justifica a celebração. É que no dia 08 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. A greve tinha como objetivo reivindicar melhores condições de trabalho que, na época, eram sub-humanas, abrangendo agressões físicas, sexuais, uma jornada muito extensa, com fábricas exigindo até 16 horas e os salários correspondiam em média a 1/3 do salário do homem, violando a dignidade da pessoa humana.
As reivindicações eram simples, consistindo na redução do tempo de permanência na fábrica, com jornada de 10 horas diárias, oportunidade para que fossem ouvidas. Ocorre que a resposta dos patrões e da polícia foi extremamente violenta, o que resultou no aprisionamento das mulheres no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, mesmo que serodiamente, somente em 08 de março de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, que não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas para movimentar a economia, mas sobretudo como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade no mundo todo, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir. Até quando?
No ano de 1975, através de um decreto, a ONU – Organização das Nações Unidas finalmente oficializou a data.
No Brasil, poder-se-ia firmar que em fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. É que naquela data foi instituído o voto feminino, conquistando as mulheres a capacidade eleitoral ativa e passiva, após muitos anos de reivindicações.
Malgrado essa conquista histórica, observamos com tristeza que ainda subsiste uma discriminação na política brasileira. Nunca uma mulher foi eleita para Presidente, Vice-Presidente da República, Presidente do Senado Federal ou Presidente da Câmara dos Deputados. Nas mesas do Senador Federal e Câmara dos Deputados eleitas recentemente não há uma mulher na direção.
Feitos estes comentários retrospectivos, quero-me associar aqueles que têm profunda admiração pela mulher, para no transcurso do Dia Internacional da Mulher, externar os votos de congratulações e incentivá-la a continuar nessa luta em busca da verdadeira igualdade entre homem e mulher, sem qualquer discriminação na vida real, ocupando os mesmos cargos públicos, auferindo as mesmas vantagens salariais.
Professora Mary, parabéns pela data e que cada vez mais a Senhora continue como uma profissional brilhante e que dignifica os cargos que ocupa, pela competência, desvelo, determinação e brilhantismo.

Fortaleza (CE), 08 de março de 2009

José Carlos

Um comentário:

  1. Reitero as palavras do José Carlos. Realmente, Profa. Mary a senhora dignifica os cargos que ocupa. Muito obrigada por ser mulher-exemplo para todos os seus alunos, sejam eles graduandos ou pós=graduandos. Grande Abraço. Espero que dê certo a postagem desse recadinho.

    ResponderExcluir