sexta-feira, 2 de julho de 2010

Esmec e ACM realizam seminário sobre “Justiça Ambiental e Saúde”

Esmec e ACM realizam seminário sobre “Justiça Ambiental e Saúde”
A Associação Cearense de Magistrados (ACM), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), realizará o I Seminário de Justiça Ambiental do Ceará. A programação será cumprida a partir das 9h do dia 9 de julho deste ano, no auditório desembargador José Maria de Queirós, da Esmec.
O evento será aberto pelo professor da Fundação Oswaldo Cruz, Marcelo Firpo, coordenador Geral do Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, que vai apresentar e debater esse tema. Durante todo o dia haverá mesas redondas sobre o assunto.
Os debatedores serão João Luis Joventino (João do Cumbe), da liderança comunitária do Cumbe, em Aracati, e Valter Carmo Moura, mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
Às 19h, haverá o lançamento da carta das entidades organizadoras do seminário sobre a Injustiça Ambiental no Ceará.
PROGRAMA – A primeira mesa redonda abordará o tema “A Injustiça Ambiental e Saúde no Estado do Ceará”, tendo como expositor Jeovah Meireles, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os debatedores da mesa serão Ana Cláudia Tavares, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC; Henrique Botelho, coordenador adjunto e professor da Faculdade Christus, e a advogada Magnólia Said.
O juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, será um dos debatedores do tema “O Papel das Instituições do Sistema Judiciário na concretização da Justiça Ambiental”.
O assunto será apresentado pela Defensora Pública Michelle Cândido Carneiro. A procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, coordenadora da Promotoria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano do Ministério Público do Ceará, também participará como debatedora. O evento conta com parceria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará (Renap), Instituto Terramar, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, GT contra o Racismo Ambiental e Núcleo Tramas.
Fonte: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticias_le_noticia.asp?nr_sqtex=19166
Enviado por: Josi Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário