segunda-feira, 28 de junho de 2010

Guia ambiental: 50 ideias verdes para o município

Guia ambiental: 50 ideias verdes para o município
Roseli Ribeiro - 23/06/10 - 18:18


O projeto “Município Verde Azul”, de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, visa incentivar a adoção de práticas e valores ambientais nos municípios. Agora, o Observatório Eco passa a disponibilizar para seus leitores a cartilha, (clique aqui), que reúne as 50 ideias, complementando matéria anterior já publicada no portal. A cartilha orienta os vereadores na elaboração de projetos de lei em prol do meio ambiente de cada localidade. São inclusive metas que podem ser adotadas por qualquer município brasileiro preocupado em desenvolver a saúde ambiental da cidade e de seus moradores.
São propostas voltadas para questões como saneamento básico, reciclagem de resíduos, preservação da mata ciliar, de nascentes, entre outros pontos relevantes. Porém, vale lembrar que a iniciativa legislativa em prol do meio ambiente também pode ser exercida pela comunidade local.

50 propostas

O guia, além das 50 propostas verdes, traz também modelos de elaboração de leis municipais. Dividida em oito grandes temas, pretende valorizar atitudes que buscam a economia de energia, doção de coleta seletiva, e medidas para disciplinar o descarte de resíduos de construção civil, óleo de cozinha, pneus usados e resíduos orgânicos.
A cartilha aborda vários temas importantes, como a proteção da mata ciliar, criação de viveiros de mudas. Trata de projetos de leis para a adoção de uma nascente, regras para a sinalização de APP’s (áreas de preservação permanente), criação de parques municipais. Mostra também a elaboração de leis de incentivo à arborização urbana e planejada. O apoio ao cidadão, que tem arborização planejada em seu terreno, pode ser feito pela redução de impostos municipais, como o IPTU.

Qualidade de vida

A educação ambiental também deve ser incentivada pelo vereador, que deve apoiar a criação de datas para a comemoração da Semana do Meio Ambiente, criar regras ambientais para empreendedores, capacitar guias de turismo.
A cartilha também se dedica a incentivar leis que tratem da habitação sustentável, ampliação de áreas verdes na região urbana, uso de madeira certificada, aquecedores solar e redução de uso de água. Aborda, ainda, a poluição do ar, legislar para punir a prática de queimada urbana e no campo, incentivar a construção de ciclovias.
Além disso, a cartilha apóia medidas de incentivo fiscal para aqueles que adotam práticas sustentáveis de economia de luz, água, a criação de campanhas de educação ambiental em espaços públicos e privados.
Com esse trabalho a Secretaria do Meio Ambiente quer implantar nas prefeituras a gestão ambiental compartilhada, incentivar os vereadores e outros setores da sociedade na conquista de melhorias ambientais para cada cidade, que terá uma qualidade de vida melhor.

Clique aqui para acessar a cartilha ambiental.

Poderá também gostar de:
•50 ideias verdes para o município
•São Paulo rumo à Economia Verde
•Íntegra: Decreto Operação Arco Verde na Amazônia
Fonte: http://www.observatorioeco.com.br/index.php/guia-ambiental-50-ideias-verdes-para-o-municipio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário