quarta-feira, 3 de junho de 2009

POST DA BLOGUEIRA: A HORA E A VEZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

POST DA BLOGUEIRA: A HORA E A VEZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prezados leitores,
Estamos na semana do meio ambiente. Nunca se discutiu tanto o tema educação ambiental como nos dias atuais. As questões climáticas, o aquecimento global, o consumismo e até mesmo os aspectos socioeconômicos culminam no contexto educacional. O ser humano precisa compreender que está mais do que na hora de frear seus impulsos em favor do planeta, da vida na terra.
Vejo a educação ambiental não somente como uma solução ao problema global, mas, sobretudo, como um caminho permanente a ser seguido por todas as gerações. Educar-se ambientalmente não é somente reciclar latinhas e garrafas pet, isto faz parte, é claro, mas é primordial criar-se uma consciência ecológica plena, consistente acerca dos problemas ambientais globais.
Na conferência de Estocolmo, em 1972, foi dado o primeiro alerta sobre a importância da educação ambiental no mundo, e, após, seguiram-se as conferências de Belgrado, em 1975, e Tbilisi, Geórgia em 1977, cuja ” finalidade básica da Educação Ambiental, proposta em Tbilisi, consistia em sensibilizar os indivíduos e a sociedade com vistas à compreensão da complexidade dos ambientes naturais, da interação de suas características biológicas, físicas, sociais, econômicas e culturais, adquirindo, para tanto, conhecimentos, valores, atitudes e habilidades a fim de participarem de forma responsável e eficaz na antecipação e na resolução dos problemas ambientais, desenvolvendo um sentido de responsabilidade e de solidariedade entre países e regiões a fim de garantir-lhes a conservação e melhoria do meio ambiente.” **
Do encontro em Tbilisi, seguiram-se outros: de Moscou, em 1987, Rio 92, no Rio de Janeiro, em Thessaloniki, na Grécia, em 1997, até Joanesburgo, em 2002, quando a Assembléia Geral das Nacões Unidas, instituiu, à cargo da UNESCO, a ” Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, cuja duração compreende o período dos anos de 2005 a 2014. A “Década” representa um esforço mundial para a propagação e o aprimoramento da educação ambiental em nível global, uma vez que, ao longo dos encontros anteriores, verificou-se a dificuldade na expansão dos objetivos da educação ambiental desde Estocolmo, em 1972.
Em todas as conferências internacionais realizadas até a implementação da “Década” o tema educação ambiental foi amplamente discutido entre os representantes das Nações participantes, com a finalidade de se chegar ao denominador comum: educação para um desenvolvimento sustentável, englobando-se, para tanto, os universos da educação formal e informal(aquela voltada à comunidade), em todos os níveis de ensino.
A educação ambiental ou educação para o desenvolvimento sustentável deve ser trabalhada todos os dias de nossa vida, com ações e atitudes éticas ambientalmente, com seriedade, com visão holística dos problemas ambientais. É necessário criar uma solidariedade global, um engajamento coletivo a fim de possibilitar ações eficazes nos questionamentos ambientais, sem perder o foco daquilo que se quer atingir a curto, médio e longo prazo.
E não pense que, para educar-se ambientalmente, você terá que ignorar os problemas políticos, econômicos e sociais da sociedade, isto é um engano. Não podemos separar o ambiental do social, eles estão interligados, conectados ao extremo. Somente diminuindo-se as desigualdades sociais teremos certo equilíbrio, certa tranquilidade, mas, isso não é tudo, ainda há muito a ser feito no campo educacional ambiental, muito, muito… Eu já estou começando a fazer a minha parte, e você?
Abraços,
** trecho retirado do artigo de minha autoria e em co-autoria da Profa. Mary Andrade*, minha orientadora da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, apresentado oralmente durante a VI Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, em 27 de abril do corrente ano.DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.
*Acesse o blog DIREITO AO PLANETA, da Profa. Mary Andrade, inserido nos links favoritos d
Disponível no Blog da Goretti. Acesse o Blog da Goretti. http://blig.ig.com.br/blogdagoretinha
Enviado por Goretti

Um comentário:

  1. Olá Profa. Mary.

    Muito obrigada por ter inserido meu post em seu blog. Realmente a questão da educação ambiental é premente em nossa sociedade. Precisamos nos reeducar em matérial ambiental a fim de garantirmos um planeta e um futuro melhor aos nossos filhos e netos.

    Goretti Ramos
    Blog é du Ambiente!!!

    ResponderExcluir