quarta-feira, 1 de abril de 2009

GOVERNO E UFC CRIARÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GOVERNO E UFC CRIARÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

registrado em: Noticias
Na manhã desta segunda-feira (30), Cid Gomes conheceu a Fazenda Raposo, onde será a sede do centro. O governador Cid Gomes, visitou na manhã desta segunda-feira (30/03) as instalações da Fazenda Raposa da Universidade Federal do Ceará, em Maracanaú. Com 160 hectares, a fazenda abriga 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero “copernicia” e o maior acervo da América Latina. O objetivo da visita foi conhecer o terreno em que a Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Governo do Estado, construirá um centro de estudos com cursos de Educação Ambiental. “Aqui serão realizadas pesquisas e experimentos com as espécies encontradas no local”, disse o governador.
O projeto prevê espaços de uso comunitário, idealizados pelo paisagista Roberto Burle Marx. Entre eles, estão praças, quiosques, caminhos para pedestres, uma área botânica medicinal e um centro de hortícola para a produção de mudas e sementes.
Segundo o secretário René Barreira, da Ciência e Tecnologia (Secitece), órgão responsável pelo projeto paisagístico da Fazenda Raposa, entidades como a Fiec já tem interesse em destinar recursos para o local. “O intuito é desenvolver estudos sobre a fauna para as indústrias cearenses”, confirmou René.
A Fazenda Raposa
O projeto Fazenda Raposa tem suas origens no ano de 1937, com a chegada da multinacional S.C. Johnson e Son Inc ao local. A empresa norte-americana cultivou um centro de pesquisa com palmeiras até junho de 1969.
Em 1970, o terreno onde se localizava o centro de pesquisa foi doado à Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a UFC.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)
Enviado por: Karynne Lima

2 comentários:

  1. Louvável iniciativa do Poder Público.Com certeza, somente através de um investimento em educação, poderemos ter uma verdadeira revolução VERDE em nosso País. Resta-nos acompanhar, fiscalizar e colaborar em ações e intervenções desta ordem, a fim de que este espaço seja efetivamente frutífero em ações que contribuam a um trabalho de sensibilização e conscientização ecológica.
    paz e bem
    carlos eufrasio

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa do governo, porém seria de bom tom o governo investir também na educação da população. Hoje, mesmo, eu vi uma matéria no DN sobre a destruição das estátuas de nossa Fortaleza. Não falo só do nosso bem público, mas da natureza também. Quantas vezes não vejo uma pessoa passar por uma árvore e arrancar folhas dela só por arrancar? Quantas vezes não vi pessoas chutarem animais? É realmente importante essa pesquisa do nosso Governo para a nossa economia, mas nosso governador e nossa prefeita se esquecem que, para que essas pesquisas continuem, devem continuar a existir certas espécies pesquisadas, e para que isso ocorra, as pessoas devem preservar a natureza. Mas como fazer isso se a maioria não sabe o que isso significa?
    Então, sem uma educação ambiental para a população, não haverá preservação da natureza que, logo, a indústria não terá como continuar suas pesquisas, e, finalmente, nossa economia perderá potencial.
    Abraço à todos.

    ResponderExcluir