terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Central do Cerrado - Produtos Ecossociais

A Central do Cerrado - Produtos Ecossociais
É uma iniciativa sem fins lucrativos estabelecida com 21 organizações comunitárias que desenvolvem atividades produtivas a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado.
Funciona como uma ponte entre produtores comunitários e consumidores, oferecendo produtos de qualidade como: pequi, baru, farinha de jatobá, farinha de babaçu, buriti, mel, polpas de frutas, artesanatos, dentre outros, que são coletados e processados por agricultores familiares e comunidades tradicionais no Cerrado.
Ao comprar os produtos por meio da Central do Cerrado, os consumidores têm a certeza de que estão levando para casa alimentos funcionais e de sabor aprovado por grandes nomes da culinária brasileira. As qualidades nutricionais dos frutos do Cerrado são tema de pesquisa em instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade de Brasília e a Unicamp, centros de excelência quando o assunto é descobrir o que vem junto com o sabor dos alimentos nativos da savana brasileira, considerada a mais rica do mundo em termos de biodiversidade.
A Central do Cerrado fornece produtos para chefs de cozinha, restaurantes, empórios e pequenos mercados, oferece coquetéis e lanches para eventos, atende encomenda individuais, cestas personalizadas e para grupos organizados de consumo.
Além de promover a divulgação e inserção dos produtos comunitários de uso sustentável do Cerrado nos mercados locais, regionais e internacionais a Central do Cerrado serve também como centro de disseminação de informações, intercâmbio e apoio técnico para as comunidades na melhoria dos seus processos produtivos, organizacionais e de gestão.
A Central do Cerrado opera dentro dos princípios e conceitos do Comércio Justo e Solidário, tendo como objetivo promover a inclusão social através do fortalecimento das iniciativas produtivas comunitárias que conciliam conservação do Cerrado com geração de renda e protagonismo social.
Todos os grupos atendidos pela Central do Cerrado são apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que é coordenado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
Pedidos podem ser feitos diretamente por telefone ou email:
Central do Cerradocentraldocerrado@centraldocerrado.org.br
(61) 3327 8085
Fonte: http://www.centraldocerrado.org.br/apresentacao.html/

Um comentário:

  1. LINKS IMPORTANTES:

    Procuradoria da República no Estado do Ceará
    http://www2.prce.mpf.gov.br/prce

    SEMACE
    http://www.semace.ce.gov.br/

    Ministério do Meio Ambiente
    http://www.meioambiente.gov.br


    Educação Ambiental
    http://www.mec.gov.br/se/educacaoambiental

    IBAMA
    http://www.ibama.gov.br

    Organizações Não Governamentais - ONGs

    Agenda 21
    http://www.crescentefertil.org.br/agenda21/index2.htm


    Greenpeace
    http://www.greenpeace.org.br

    WWF
    http://www.wwf.org.br

    Fundação SOS Mata Atlântica
    http://www.sosmatatlantica.org.br


    Portal da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
    http://www.rbma.org.br


    Instituto Ecoar para a Cidadania
    http://www.ecoar.org.br


    Instituto Socioambiental
    http://www.socioambiental.org/website


    Associação Caatinga
    http://www.acaatinga.org.br

    Fundos Brasileiros para Biodiversidade
    http://www.funbio.org.br/

    Instituto Nina Rosa
    http://www.institutoninarosa.org.br/

    ResponderExcluir