sábado, 26 de novembro de 2011

Medidas simples podem reduzir a emissão de gases e salvar vidas

Medidas simples podem reduzir a emissão de gases e salvar vidas

O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) divulgou, nesta sexta-feira (25/11), um relatório que apresenta medidas para reduzir as emissões de carbono negro, metano e ozônio.
Segundo o documento, a adoção das medidas ajudaria a salvar 2,5 milhões de vidas a cada ano e evitaria a perda de safras, que correspondem a 32 milhões de toneladas anualmente, além de frear o aumento da temperatura global.
O documento sugere 16 medidas que incluem a substituição de fornos e fogões de tijolo, o que reduziria os custos de combustível para as famílias e operadores do forno, além da melhoria do tratamento de água.
A implementação das medidas pode ajudar os países a economizar ao invés de gastar recursos e dinheiro, uma vez que os gases seriam aproveitados como fontes de combustível limpo. O relatório alerta, no entanto, que são necessárias ações rápidas e decisivas dos governos para que as medidas tenham impacto.
“Para alguns países, os benefícios mais importantes resultam de melhorias de custo benefício na poluição do ar (…) o carvão negro, por exemplo, pode ser controlado sob acordos nacionais e regionais de qualidade do ar”, afirmou o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner. Ele comentou que o relatório apresenta os custos e benefícios que podem ajudar os países a desempenhar um papel sustentável à medida que se aproxima a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Com informações da ONU.
Fonte: http://www.observatorioeco.com.br/medidas-simples-podem-reduzir-a-emissao-de-gases-e-salvar-vidas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário